Paradoxos Geométricos nas Aulas de Geometria

Rudimar Luiz Nós, Francielle Gonçalves Sentone

Resumo


Apresentamos neste trabalho alguns paradoxos geométricos assim como as atividades sobre os paradoxos de Curry e de Hooper aplicadas em turmas da Educação Básica e do Ensino Superior com o intuito de investigar, através de uma atividade recreativa e de um questionário, como os estudantes empregam conceitos e definições para solucionar problemas geométricos. As atividades evidenciaram a formação deficiente dos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em Geometria Plana e em Geometria Analítica e concluímos que os professores de Matemática poderiam empregar a Matemática Recreativa para motivar a aprendizagem.

Palavras-chave


Matemática Recreativa, paradoxo do tabuleiro, paradoxo de Curry, paradoxo de Hooper.

Texto completo:

PDF


Revista Ciências Exatas e Naturais - RECEN. Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/PR, BRASIL.

Creative Commons License  Licenciada sob uma Licença Creative Common

ISSN 2175-5620 ON LINE; 1518-0352 IMPRESSO