A disciplina de didática no curso de pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do estado do Paraná: uma análise dos planos de ensino, de 1977 a 1982

Andrieli Dal Pizzol, Manuela Pires Weissböck Eckstein

Resumo


Esse trabalho estuda a disciplina de Didática do curso de Pedagogia, de uma Universidade Estadual, localizada na região centro-oeste do estado do Paraná. Aborda a importância da disciplina na formação dos acadêmicos, de 1977 a 1982. A investigação analisa os planos de ensino da disciplina de didática, catalogadas no Arquivo Histórico da instituição centrando-se no recorte temporal (1977-1982), a partir da data de implantação do Curso de Pedagogia, e encerra na data do último plano de ensino encontrado da disciplina de Didática. Assim, discute-se a importância do estudo da cultura escolar e, mais diretamente, sobre disciplinas escolares, incitando pesquisadores a reconhecer que o interior de uma instituição escolar produz uma cultura singular e importante para estudos relacionados à história da educação.


Palavras-chave


Cultura escolar. Didática. Curso de Pedagogia. Planos de ensino.

Texto completo:

PDF


Analecta - Guarapuava - ISSN 1518-6520 - Paraná - Brasil

Email - analecta.unicentro@gmail.com