A inclusão das pessoas com deficiência no sistema educacional como instrumento viabilizador da igualdade: exposição e análise crítica dos respectivos indicadores

The inclusion of people with disabilities in the educational system as a viabilizing instrument of equality: critical exposure and analysis of their respective indicators

VINÍCIUS FERREIRA BAPTISTA, MÁRCIA VALÉRIA GUIMARÃES CARDOSO, URÁ LOBATO MARTINS

Resumo


O presente artigo tem como objetivo entender argumentos e práticas da inclusão de pessoas com deficiência no âmbito do sistema educacional e, a partir disto, apresentar uma proposta de construção de indicadores que viabilizem orientar a construção de políticas públicas. Analisamos principalmente, via exposição e análise crítica alguns dos principais indicadores relativos à conjuntura. Situamos primeiramente aspectos no que toca à igualdade e deficiência no campo da educação, discutindo as concepções de integração e inclusão social. Em seguida, apresentamos dados governamentais oriundos do IBGE para apontar incongruências ou incompletudes. Por conta disso, nessa tentativa de se criar indicadores ou, uma possível metodologia para a construção de indicadores, fizemos um esforço de sintetizar em seis categorias, as possibilidades de construir um indicador capaz de trazer dados suficientes para uma interpretação mais sólida acerca da realidade social das pessoas com deficiência.


Palavras-chave


Pessoas com deficiência; políticas públicas; indicadores

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