O Escolar Hospitalizado e suas Implicações para a Saúde e Educação

Monica Barby Muñoz, Jáima Pinheiro de Oliveira

Resumo


Este trabalho teve por objetivo principal verificar a necessidade de atendimento pedagógico para escolares hospitalizados na Santa Casa de Irati, sendo este desenvolvido em dois estudos. Inicialmente, realizou-se uma caracterização do local da pesquisa. Em seguida, foram analisados dados dos prontuários médicos referentes à hospitalização dos participantes. Por último, localizou-se a escola de cada criança e seus respectivos professores responderam a um questionário que continha dados sobre possíveis dificuldades escolares antes e após a internação. Na caracterização, constatouse ausência de classe hospitalar, bem como de qualquer outro tipo de atendimento pedagógico no setor pediátrico. Nos prontuários, o tempo de hospitalização variou entre 1 e 7 dias. O motivo de hospitalização, mais freqüente, foi o de

 

febre em 22% dos casos. Em relação aos dados escolares, não houve variações importantes nos períodos anterior e posterior à hospitalização. Entretanto, constatouse que 57% das crianças apresentavam dificuldades em disciplinas específicas, como matemática, português e ciências. Concluiu-se, de modo geral, que a Santa Casa de Irati não possui demanda com características que justifiquem a instalação de uma classe hospitalar. No entanto, constatou-se que, neste local, deveriam existir programas educativos que visassem à prevenção de possíveis alterações no desenvolvimento infantil, bem como a promoção desse processo.


Palavras-chave


criança hospitalizada; serviço hospitalar de educação; desenvolvimento infantil;fonoaudiologia; educação especial.

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Rev Salus, ISSN 1980-2404, Guarapuava - PR, Brazil