Avaliação Vocal em Crianças Disfônicas Antes e Após Intervenção Fonoaudiológica em Grupo

Ana Paula Dassie Leite, Ivone Panhoca

Resumo


Introdução: o trabalho fonoaudiológico em grupo com crianças disfônicas é pouco difundido, havendo escassos estudos abordando o tema. No entanto, o diagnóstico precoce das alterações vocais infantis é de grande importância para que a disfonia

não interfira nas atividades sociais da criança e, consequentemente, na vida adulta Objetivo: o objetivo do presente estudo foi avaliar as vozes de seis crianças disfônicas antes e após processo terapêutico fonoaudiológico em grupo. Método: o estudo teve caráter intervencionista e os dados foram comparados mediante as avaliações perceptivo-auditiva da voz e laringológicas antes e após processo terapêutico que teve a duração de seis meses, totalizando vinte sessões. Resultados: Os resultados que após a intervenção houve modificações positivas na qualidade vocal das crianças que inicialmente possuíam disfonias de grau leve (com qualidade vocal rouco-soprosa ou soprosa). Conclusão: a terapia fonoaudiológica em grupo pode proporcionar modificações positivas quanto à qualidade vocal de crianças disfônicas.


Palavras-chave


Distúrbios da voz; Processos grupais.

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Rev Salus, ISSN 1980-2404, Guarapuava - PR, Brazil