Aplicação de um instrumento analítico-pedagógico baseado numa analogia com os programas de pesquisa de Lakatos (um teste no conteúdo de cinemática angular)

Carlos Eduardo Laburu

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados obtidos de uma nova aplicação do instrumento analítico lakatiano nos momentos em que são estimulados controvérsias e conflitos cognitivos. Esse instrumento, que vem sendo desenvolvido por Laburú et al. (1998 e 2001), baseia-se numa analogia dos programas de pesquisa de Lakatos para qualificar o pensamento dos alunos, estruturando-os como se fossem programas. O intento subjacente a tal analogia é procurar fazer com que o educador compreenda melhor a natureza desse pensamento e uma das razões da sua resistência ao ensino oficial. Para entender como está comprometido

o pensamento dos alunos com os programas, a análise é complementada com as condições de inteligibilidade, plausibilidade e frutificação para uma mudança conceitual de Posner et al.. Com o interesse de testar a viabilidade deste instrumento de análise, mostra-se, através de uma transcriçã videogravada, que essa forma de analisar se revelou uma maneira interessante de compreender o desenvolvimento do pensamento dos estudantes no processo de discussão em sala de aula.


Palavras-chave


ensino; analogia; filosofia da ciência

Texto completo:

PDF


Revista Ciências Exatas e Naturais - RECEN. Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/PR, BRASIL.

Creative Commons License  Licenciada sob uma Licença Creative Common

ISSN 2175-5620 ON LINE; 1518-0352 IMPRESSO