Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica

João Roberto Lazzarin

Resumo


O objetivo deste trabalho foi verificar como uma prática pedagógica baseada na construção e interpretação de gráficos durante o processo de ensino de funções facilita a aprendizagem e provê de significado o conceito de função. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de oficinas sobre funções, aplicada a 12 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Na sequência didática desenvolvida empregou-se, em cada etapa, a abordagem visual dos diversos conceitos e definições relativas a funções, por meio dos esboços de gráficos e de construções dinâmicas, realizadas com o software livre GeoGebra. Também foram levantadas algumas das dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, e  uma sequência de atividades que explora os principais conceitos inerentes a funções lineares, quadráticas, exponenciais e logarítmicas foi proposta, a partir da modelagem e resolução de problemas reais.



Palavras-chave


Ensino-aprendizagem de funções; análise gráfica; GeoGebra.

Texto completo:

PDF


Revista Ciências Exatas e Naturais - RECEN. Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/PR, BRASIL.

Creative Commons License  Licenciada sob uma Licença Creative Common

ISSN 2175-5620 ON LINE; 1518-0352 IMPRESSO