O sistema Sol-Terra-Lua: Uma breve simulação numérica usando Python

Carlos E. Rufino da Silva, Rômulo Rodrigues da Silva, Leonardo Augusto de Lemos Batista

Resumo


Este trabalho tem como objetivo incentivar alunos e
professores de graduação, principalmente aqueles que lidam com a chamada área
das exatas, a utilizarem a computação numérica como ferramenta de apoio. Para
tanto, o problema de três corpos (a saber, Sol, Terra e Lua) foi tomado como
motivação. Sob esse foi feita uma implementação em Python, uma vez que esta é
uma linguagem de fácil compreensão e acesso, tal como as análises necessárias
para o entendimento físico do problema. Assim, este texto pretende através da
computação numérica tornar alguns resultados mais claros e objetivos para os
estudantes principalmente.


Palavras-chave


Simulação numérica; Python; Odespy; Problema de 3 corpos.

Texto completo:

PDF

Referências


- F. Damasio, “O inıcio da revoluçao cientıfica: questoes acerca de copérnico

e os epiciclos, kepler e as órbitas elıpticas,” Revista Brasileira de Ensino

de Fı́sica, vol. 33, no. 3, p. 3602, 2011.

- R. Cuzinatto, E. de Morais, and C. N. de Souza, “As observações gali-

leanas dos planetas mcdiccanos de júpiter e a equivalência do mhs e do

mcu.,” Caderno Brasileiro de Ensino de Fı́sica, vol. 36, no. 3, 2014.

- “Stellarium.” http://stellarium.org. Acessado em 31 de Maio de 2018.

- “Celestia.” http://celestia.space. Acessado em 31 de Maio de 2018.

- S. Strogatz, Nonlinear Dynamics And Chaos. Studies in nonlinearity,

Sarat Book House, 2007.

- M. d. P. Guimarães and B. B. Gnecco, “Teaching astronomy and celestial

mechanics through virtual reality,” Computer Applications in Engineering

Education, vol. 17, no. 2, pp. 196–205, 2009.

- C. Fiolhais and J. Trindade, “Fısica no computador: o computador como

uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências fısicas,” Revista

Brasileira de Ensino de Fısica, vol. 25, no. 3, pp. 259–272, 2003.

- L. D. d. D. Menezes et al., “Tecnologia no ensino de astronomia na

educação básica: análise do uso de recursos computacionais na ação do-

cente,” 2011.

- A. d. A. Barbosa, D. Í. Ferreira, and E. B. Costa, “Influência da lin-

guagem no ensino introdutório de programação,” in Brazilian Sympo-

sium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na

Educação-SBIE), vol. 25, p. 612, 2014.

- A. K. T. Assis, Mecânica Relacional: e Implementação do Princı́pio de

Mach com a Força de Weber Gravitacional. C. Roy Keys, Incorporated,

- J. B. Marion, Classical dynamics of particles and systems. Academic

Press, 2013.

- E. Figueiredo and A. S. de Castro, “Um problema de três corpos analiti-

camente solúvel,” Revista Brasileira de Ensino de Fı́sica, vol. 23, no. 3,

pp. 289–293, 2001.

- “Python reference manual.” http://docs.python.org/2.0/ref/node92.html.

Acessado em 31 de Maio de 2018.

- L. E. Borges, Python para Desenvolvedores: Aborda Python 3.3. Novatec

Editora, 2014.

- H. P. Langtangen and L. Wang, “Odespy software package.”

https://github.com/hplgit/odespy. Acessado em 31 de Maio de 2018.

- “Excentricidade da órbita terrestre.” https://nssdc.gsfc.nasa.gov/planetary/factsheet/earthfact.html

Acessado em 14 de Julho de 2018.

- K. Krisciunas, “Determining the eccentricity of the moon’s orbit without

a telescope,” American Journal of Physics, vol. 78, no. 8, pp. 834–838,

- “Excentricidade da órbita lunar.” https://nssdc.gsfc.nasa.gov/planetary/factsheet/moonfact.html

Acessado em 14 de Julho de 2018.




Revista Ciências Exatas e Naturais - RECEN. Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/PR, BRASIL.

Creative Commons License  Licenciada sob uma Licença Creative Common

ISSN 2175-5620 ON LINE; 1518-0352 IMPRESSO