Matemática para alunos com necessidades especiais

Edilson Roberto Pacheco, Elsa Midori Shimazaki

Resumo


Discute-se o processo de elaboração dos conceitos fundamentais em matemática.
Os estudos foram desenvolvidos com alunos classi…cados como tendo necessidades especiais.
Neste artigo é relatada a experiência com uma aluna cega, bem como, com nove estudantes
classi…cados como retardados mentais, integrantes de uma classe especial. Os alunos estavam
em diferentes estágios de aprendizagem. O objetivo foi fazer os estudantes consolidarem
sucessivas zonas de desenvolvimento proximal. Quantidades, medidas e operações
matemáticas foram desenvolvidas através de mediações, usando-se materiais especiais. Os
resultados mostram que pessoas com necessidades especiais podem construir conceitos cientí…
cos em situações bastante elaboradas de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave


Educação Matemática; excepcionais; conceitos

Texto completo:

PDF


Revista Ciências Exatas e Naturais - RECEN. Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/PR, BRASIL.

Creative Commons License  Licenciada sob uma Licença Creative Common

ISSN 2175-5620 ON LINE; 1518-0352 IMPRESSO