Uma Abordagem Sobre Duas Ferramentas Virtuais Aplicadas ao Ensino Presencial: Moodle e Gradenet

Gisane Aparecida Michelon

Resumo


 

Este artigo descreve um estudo e avaliação de ambientes virtuais aplicados ao gerenciamento de cursos presenciais. São abordados os recursos disponibilizados nas ferramentas pesquisadas e que foram utilizadas em disciplinas do curso de Ciência da Computação da UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Foi realizada uma análise da viabilidade em utilizar um ambiente educacional virtual de forma a apoiar o professor no ensino presencial em cursos de graduação. Outra avaliação ocorreu em relação a benefícios para os alunos e professores. Algumas considerações foram levantadas a partir do estudo e análise dessas ferramentas, as quais podem ajudar para o projeto e o desenvolvimento de novos ambientes no ensino presencial e também auxiliar o professor na escolha da ferramenta bem como dos recursos utilizados.


Palavras-chave


ambientes educacionais; ensino presencial; ferramentas virtuais

Texto completo:

PDF


Revista Ciências Exatas e Naturais - RECEN. Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/PR, BRASIL.

Creative Commons License  Licenciada sob uma Licença Creative Common

ISSN 2175-5620 ON LINE; 1518-0352 IMPRESSO