Projeto IDEC e “Educação ComCiência”: uma Experiência com Alunos da Educação Básica

Carlos Eduardo Bittencourt Stange, Sandro Aparecido dos Santos, Julio Murilo Trevas dos Santos

Resumo


O projeto de extensão IDEC (Instrumentação, Demonstração e
Experimentação em ensino de ciências) tem como um de seus objetivos a aplicação de novas metodologias e de novas ferramentas no ensino de Ciências. A preocupação com a melhoria da Educação Básica levou os pesquisadores do
IDEC a firmar uma parceria com o Projeto Educação ComCiência da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Paraná. Através da parceria, os pesquisadores
ofereceram oficinas a grupos de alunos da rede pública do Estado do Paraná. Nas oficinas foi proposta uma abordagem conceitual-experimental e integradora, na qual os conceitos de Química, de Física e de Biologia são apresentados de
modo correlacionado e integrado. A oficina foi dividida entre discussões e atividades experimentais. As atividades experimentais foram realizadas com os experimentos alternativos e de baixo custo desenvolvidos no projeto IDEC. Essa experiência gerou um impacto muito positivo sobre os participantes da oficina. Eles compreenderam e assimilaram a idéia do ensino de uma ciência conceitual experimental e integradora como algo possível e facilitador do seu aprendizado. Esse trabalho teve o apoio da FINEP/MCT, da SEED/PR e da UNICENTRO.

Palavras-chave


conceitos integradores; abordagem conceitual-experimental; ensino de ciências.

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Revista Ciências Exatas e Naturais - RECEN. Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO/PR, BRASIL.

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