Avaliação da economia de água potável com a implantação de um sistema de aproveitamento de água de chuva: estudo de caso no município de Irati, Paraná

Evaluation of the economics of drinking water with the establishment of a rainwater system: case study

Adelena Gonçalves Maia, Alison Luiz dos Santos, Paulo Costa de Oliveira Filho

Resumo


O uso de sistemas de aproveitamento de água de chuva tem aumentado em todo o mundo, para minimizar a escassez hídrica local ou como uma fonte alternativa que viabilize a economia de água potável. O presente trabalho estuda o potencial de economia de água potável com a implantação de sistemas de aproveitamento de água de chuva em residências do município de Irati, Paraná. Os dados de área de telhado residencial foram levantados a partir de imagens satelitárias de alta resolução da área de estudo e foram utilizadas duas metodologias no dimensionamento dos reservatórios, que consideram respectivamente o aumento percentual de economia de água potável e a confiabilidade do sistema. Os reservatórios foram dimensionados considerando diferentes faixas de área de captação, para as quais foram calculadas a economia de água que o sistema proporcionaria. A economia média de água potável, com a implantação do sistema, foi de 44,92%, que representa um valor diário de 148,43 m3.

Abstract

The use of rainwater systems has increased worldwide, to minimize the local water scarcity or as an alternative source that makes possible the saving of drinking water. This paper studies the potential savings of potable water with the implantation of rainwater systems in Brazilian residences in Irati, Paraná. Data on residential roof area were gathered from a satellite image of study area and two methods were used to choose the reservoir size, which consider the percentage increase in saving drinking water and system reliability. The reservoirs were designed considering different roof area ranges, from which one were calculated the water savings that the system would provide. The average savings for potable water, with the implementation of the system, was 44.92%, representing a value of 148.43 m3 per day per household.


Palavras-chave


Aproveitamento de água de chuva; sensoriamento remoto de alta resolução; dimensionamento de reservatório

Texto completo:

PDF


AMBIÊNCIA

Alameda Élio Antonio Dalla Vechia, n. 838,
Bairro Vila Carli – CEDETEG
85040-167  Guarapuava-Paraná-Brasil
ISSN 1808-0251 (Print) - Ambiência ISSN 2175-9405 (Online)

        Logotipo do Crossref               

Periódicos Qualis - Plataforma Sucupira

Qualis B2 - Ensino

Qualis B3 - Interdisciplinar

Qualis B3 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

Qualis B2 - GEOGRAFIA

InfoBase Index - IBI Factor 2016 = 2,5


Large Visitor Globe     

                        Copyright © 2005-2019 Editora Unicentro
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.