PERFIL DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS LICENCIATURA PLENA DE ACORDO COM AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

Elaine Maria dos Santos, Juliano Tadeu Vilela de Resende, Eliana Gomes da Silva Kotsko

Resumo


O presente estudo tem como objetivo traçar o perfil dos acadêmicos do 1º ano do Curso de Ciências Licenciatura Plena da Unicentro Campus de Irati. De acordo com os procedimentos técnicos, trata-se de um estudo de caso descritivo-exploratório, em função dos objetivos, e de natureza qualitativa, sendo que o instrumento de coleta de dados foi através de aplicação de questionários, os quais foram tabulados e analisados, gerando um valor percentual para cada variável em estudo, as quais foram interseccionadas para obtenção de novos dados. Conclui-se que os acadêmicos ingressantes no 1º Ano do Curso de Ciências Licenciatura Plena, em sua maioria, já frequentaram cursos de informática, proporcionando-lhes relativos conhecimentos básicos de informática e internet. Considerável número de acadêmicos acessam a internet através dos laboratórios da universidade em seus horários livres de aula no período da noite, com uma frequência de duas vezes por semana, indicando que a universidade se torna um importante elo de ligação para o mundo digital. A principal finalidade do uso da internet é para pesquisas acadêmicas e busca de informações através da navegação pelas páginas web, com o intuito de atualização. No entanto, o computador e a internet não são utilizados como ferramenta complementar para as aulas do curso de graduação, o que possibilita inferir restrições quanto à adequada capacitação dos profissionais, em função da não utilização dos recursos da tecnologia aplicáveis ao sistema didático pedagógico.

Abstract

The present study has as objective to trace the profile of the students of the first year of the Course of Science Lato Sensu at Unicentro - Campus of Irati. According to technical procedures, it deals with a descriptive and exploratory case study in relation to the objectives and to the qualitative nature, as the data collection was carried out by means of the application of questionnaires, which were tabulated and analyzed, generating a percentage value for each variable in the study, which were intersectioned to obtain new data. It is concluded that the students from the first year of the Science Course, in the majority, have already attended some computer science courses, providing them with basic knowledge of Computer Science and Internet. A considerable number of students has access to Internet by means of the laboratories of the university in their free time of classes in the evening, with a frequency of two times per week, indicating that the university has become an important link of connection to the digital world. The main purpose of the use of the Internet is for academic research and to search for information by means of navigation in the web pages, with the intention of keeping themselves up to date. However, the computer and the Internet are not used as complementary tool for the lessons of the graduation course, what it makes possible to infer restrictions in relation to the adequate qualification of the professionals, as these technological resources have not been applied to the pedagogical didactic system.


Palavras-chave


tecnologia da informação; internet; computador; ensino superior

Texto completo:

PDF


AMBIÊNCIA

ISSN 1808-0251 (Print) - Ambiência ISSN 2175-9405 (Online)
QUALIS-CAPES 2017-2020: B4