Editorial42

EDITORIAL

A revista Ambiência, no seu quarto ano de publicação, consolida-se como um importante instrumento de divulgação de resultados de pesquisas científicas para o público ligado às áreas de ciências agrárias e ambientais, estabelecendo uma base de dados útil para pesquisadores, estudantes universitários e pós-graduandos, com o propósito de divulgação dos avanços que ocorrem em nossa sociedade, no que se refere ao meio científico nessa área do conhecimento.

Durante esse curto período de existência, a revista tem se destacado pelo crescente número de publicação de artigos gerados por pesquisadores de renomada competência e por grupos de pesquisa de várias instituições brasileiras, refletindo a credibilidade depositada no trabalho que vem sendo desenvolvido com empenho e responsabilidade pelo Conselho Editorial. Ainda, cabe ressaltar a colaboração de consultores e pareceristas, que são parte efetiva da construção do perfil da revista.

A ascensão qualitativa da revista Ambiência atende as diretrizes programadas para a verticalização do ensino e da pesquisa na UNICENTRO e revela a dedicação e o comprometimento dos docentes pesquisadores da nossa sociedade, que não tem medido esforços para dar sua parcela de contribuição na promoção da ciência e tecnologia no estado do Paraná e no Brasil.

Atualmente o Setor de Ciências Agrárias e Ambientais da UNICENTRO vivencia um momento de estabelecimento dos programas de pós-graduação stricto sensu, com a recente implantação dos cursos de mestrado em Agronomia, Ciências Florestais, Biologia Evolutiva e Geografia. A manutenção dessa revista que não somente publica parte da produção científica gerada nesses programas, mas também abriga um considerável contingente de publicações geradas por pesquisadores de outras instituições brasileiras, é considerada como um importante pilar de fortalecimento da nossa pós-graduação, pelo reconhecimento e visibilidade que proporciona.

A nossa pós-graduação, além da função de capacitação de recursos humanos, é também um meio gerador de conhecimento ligado ao desenvolvimento local, regional, ou de abrangência irrestrita. Aliado a esses propósitos, o significado da Revista Ambiência qualifica a UNICENTRO também como instituição disseminadora desse conhecimento mediante uma abordagem diversificada de temas atualmente indissociáveis entre as ciências agrárias e as ciências ambientais.

O desempenho dos programas de pós-graduação é avaliado prioritariamente pelas publicações geradas, envolvendo docentes/pesquisadores e discentes. No sentido qualitativo dessa realidade, o trabalho que vem sendo realizado busca gradativamente a elevação dos índices de impacto da Revista Ambiência, tendo a excelência como meta a ser atingida.

Nessa oportunidade cumprimento a todos os pesquisadores, consultores e aos membros do Comitê Editorial por mais esse trabalho realizado, fundamental no processo de consolidação da pós-graduação da nossa instituição.

 

Marcos Ventura Faria

Coordenador do Programa de Mestrado em Agronomia/UNICENTRO


                           Abrir  Sumário



AMBIÊNCIA

ISSN 1808-0251 (Print) - Ambiência ISSN 2175-9405 (Online)
QUALIS-CAPES 2017-2020: B4