Editorial v4 n3

EDITORIAL

 

Trabalhando com biodiversidade em um país como o Brasil, que abriga a maior riqueza de ecossistemas em uma das maiores biodiversidades do mundo, é possível reconhecer a importância de uma revista científica com a Ambiência.

Esta revista possui uma faceta multidisciplinar no Setor de Ciências Agrárias e Ambientais, voltada tanto para a divulgação de pesquisas relacionadas ao aumento da produção agrícola, quanto à preservação e conservação da natureza.

Neste Setor temos, hoje, quatro dos cinco programas de mestrados da UNICENTRO que incrementarão ainda mais a produção científica e tecnológica desta Universidade. Dessa forma, necessitaremos ainda mais do apoio da Ambiência para a divulgação das dissertações que já estão sendo geradas.

Sabemos que o crescimento da ciência brasileira tem sido promovido, principalmente, pelo que é produzido ao nível dos programas de mestrados e doutorados de suas universidades. Em 2007, dados publicados pela CAPES e pelo MEC mostraram que a produção científica brasileira ultrapassou a da Suécia e Suíça, alcançando a 15ª posição. O impacto dos artigos científicos brasileiros indica que a ciência brasileira, entre 1981 e 1985, publicou 10.833 artigos, sendo os pesquisadores brasileiros referenciados 14.625 vezes, o que resultou num índice de impacto de 1,35. Já entre 2002 e 2005, o mesmo índice passou para 2,95, indicando que, dos 70.003 trabalhos publicados no período, houve 206.231 citações em periódicos indexados. O que isto significa? Significa que mais pesquisadores estão usando os trabalhos de pesquisadores brasileiros para embasar suas próprias pesquisas. A qualidade e o crescimento da pós-graduação brasileira, e a divulgação do que é gerado nesses programas, em revistas científicas indexadas como é o caso da Ambiência, certamente constituem-se fatores responsáveis por essa evolução.

 

Profa. Dra. Maria Luisa Tunes Buschini

          Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Evolutiva

da UNICENTRO

                        Abrir Sumário

AMBIÊNCIA

Alameda Élio Antonio Dalla Vechia, n. 838,
Bairro Vila Carli – CEDETEG
85040-167  Guarapuava-Paraná-Brasil
ISSN 1808-0251 (Print) - Ambiência ISSN 2175-9405 (Online)

        Logotipo do Crossref               

Periódicos Qualis - Plataforma Sucupira

Qualis B2 - Ensino

Qualis B3 - Interdisciplinar

Qualis B3 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

Qualis B2 - GEOGRAFIA

InfoBase Index - IBI Factor 2016 = 2,5


Large Visitor Globe     

                        Copyright © 2005-2019 Editora Unicentro
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.