Plantas aquáticas: conhecimento de alunos do ensino médio da rede Pública de ensino sobre sua proliferação no rio Guaribas, Picos–PI

Aquatics plants: the students of knowledge of high school in the public schools about of proliferation in the Guariba

Rosangela Rosangela Leal Veloso, Maria do Socorro Meireles de Deus, Ana Paula Peron, Nilda Masciel Neiva Gonçalves

Resumo


O crescimento das cidades vem ocorrendo rapidamente e de forma desordenada. Esse crescimento se deu principalmente com o avanço da indústria, que serviu de atrativo para uma grande quantidade de pessoas em busca de melhores condições de vida. Essa ocupação na maioria das vezes resulta em ações que causam sérios impactos ao ambiente, como a poluição dos cursos d’água. Quando se trata de ambientes aquáticos que sofrem com os problemas da poluição, quantidades exageradas de plantas aquáticas são vistas em seus leitos, que acabam por prejudicar ainda mais o ambiente, pois retêm grande quantidade de lixo, causando a morte de vários organismos. O objetivo desse trabalho foi avaliar o nível de conhecimento de alunos do ensino médio em quatro escolas da rede pública de Picos-PI, sobre causas e consequências da grande proliferação de plantas aquáticas no Rio Guaribas. Foram aplicados questionários com questões dicotômicas a 352 alunos. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos não tem conhecimento sobre o problema. Ou seja, falta informação aos entrevistados sobre os motivos que causam o aumento excessivo de plantas aquáticas no leito do rio Guaribas.

Abstract

City growth is occurring rapidly and disorderly. This growth was mainly given to the advancement of the industry, which served as a draw for most people in search of better living conditions. This occupation most often results in actions that cause serious impacts to the environment, such as pollution of water courses. When it comes to aquatic environments that suffer from the problems of pollution, exaggerated amounts of aquatic plants are seen in their beds, they end up harming the environment even more, since they retain large amount of trash, causing the death of several organisms. The aim of this study was to evaluate the level of knowledge of secondary students in four public schools of Picos, in the state of Piauí, about the causes and the consequences of the great proliferation of aquatic plants in Rio Guaribas. It was applied questionnaires to 352 students with dichotomous questions. The results showed that most students have no knowledge about the problem. They presented lack of information about the reasons that cause the excessive increase of aquatic plants in the river bed Guaribas.


Palavras-chave


Macrófitas, poluição hídrica, escola pública.

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