A emergência do setor empresarial como membro legítimo do movimento ambiental

The emergence of business sector as legitimate member of the environmental movement

João Gabriel de Paula Naves, Maria Beatriz Junqueira Bernardes

Resumo


Nas propagandas de televisão, começamos a ver a preocupação do marketing na aproximação da questão ambiental com a divulgação do produto e marca de grandes corporações. Esse fato marca a emergência do setor empresarial como membro do movimento ambiental. Para tanto, este trabalho tem como intuito investigar a historicidade desse fenômeno, assim como apontar quais já são seus desdobramentos, suas possibilidades e contribuição na busca do desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo. A aparição da preocupação ambiental por parte do setor empresarial é relativamente nova, tendo em vista a história do próprio movimento ambiental. Tendo como ponto de partida as atividades industriais e seus impactos na qualidade ambiental, é interessante observarmos quais são as ações propostas pela classe empresarial dentro do movimento ambiental, quais são suas ambições e, sobretudo, qual é seu verdadeiro papel na busca por ambientes saudáveis. O caminho metodológico escolhido para trabalhar tal abordagem se baseia no levantamento bibliográfico, como também na interpretação de pesquisa de campo feita por Samyra Crespo em 2008 nas vésperas da Conferência Rio-92 para elucidar as diferenças de impacto do movimento ambiental empresarial em países desenvolvidos e subdesenvolvidos, como é o caso do Brasil.

Abstract

In television advertisements we began to see the concern of the marketing approach of environmental issues through the release of the product and brand of large corporations. This fact marks the emergence of business sector as a member of the environmental movement. Therefore, this paper has the intention to investigate the historicity of this phenomenon, as well as pointing out which are already their outspread, their possibilities and contributions in the pursuit of sustainable development in Brazil and in the world. The emergence of environmental concern by the business sector is relatively new in view of the history of the environmental movement itself. Taking as starting point the industrial activities and their impacts on environmental quality, is interesting to observe what the actions are proposed by the business class within the environmental movement, what their ambitions are and, especially, which are their true role in the quest for healthy environments. The methodological approach chosen for this work is based on bibliographic search, but also in the interpretation of field research made by Samyra Crespo in 2008 on the eve of the Conference Rio-92 to elucidate the differences in impact of the environmental movement by business sector in developed and developing countries, such as Brazil.


Palavras-chave


Movimento Ambiental; Setor Empresarial; Desenvolvimento Sustentável; Brasil

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AMBIÊNCIA

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