Atropelamentos de vertebrados em uma área de Pampa no sul do Brasil

Roadkills of vertebrate species in the Pampa Region, South Brazil

Guilherme Garcez Cunha, Marilia Teresinha Hartmann, Paulo Afonso Hartmann

Resumo


Atividades antrópicas, tais como a construção e uso de rodovias, interferem na dinâmica ecológica da fauna silvestre. A presença de estradas condiciona três principais efeitos sobre os vertebrados silvestres: barreira, evitação e o atropelamento, sendo o último o mais perceptível. Nesse sentido, identificar os impactos das estradas sobre a fauna pode contribuir para o estabelecimento de ações que promovam a conservação. Este estudo teve por objetivo estimar a perda de fauna de vertebrados terrestres por atropelamentos em uma rodovia (BR-290) no município de São Gabriel-RS, no Pampa brasileiro; e identificar as características ecológicas das espécies mais frequentemente atropeladas. O estudo foi realizado num trecho de 12 km da rodovia BR-290, município de São Gabriel, Rio Grande do Sul, Brasil. A rodovia amostrada está situada nos domínios do bioma Pampa. As amostragens duraram seis meses, duas vezes por semana, de setembro de 2009 a fevereiro de 2010. A equipe percorreu o trecho de carro, com velocidade média de 50 km/hora. Embora 39 espécies tenham sido registradas no nosso estudo, os atropelamentos foram concentrados em poucas espécies dentro de cada grupo taxonômico. Aparentemente, as espécies ocorrentes no Pampa estão acostumadas a deslocar-se por áreas com cobertura vegetal rasteira, onde a estrada pode não representar um obstáculo. Se por um lado esta condição reduz o efeito barreira da estrada, por outro, aumenta a exposição dos indivíduos aos atropelamentos. Nossos resultados indicam que espécies de répteis e mamíferos com características como maior mobilidade e terrícolas estão mais sujeitas aos atropelamentos. Para aves, o principal fator parece ser a altura de voo, associado à busca de recursos alimentares nas rodovias.

Abstract

Human activities such as the construction and use of highways interfere with the ecological dynamics of wildlife. The presence of roads affects three main effects on wild vertebrates: barrier, avoidance and roadkills, which the last is definitely the most noticeable. In this sense, the identification of the impacts of roads on wildlife can contribute to the establishment of actions that promote wildlife conservation. This study aimed to estimate the loss of fauna of terrestrial vertebrates by roadkills on a highway (BR-290) in São Gabriel, in Rio Grande do Sul, in the Brazilian Pampa; and to identify the ecological characteristics of the species most frequently run over. The study was conducted in a 12 km stretch of the BR-290 highway in the municipality of São Gabriel. The sampled highway is located in the Pampa biome domains. The sampling lasted six months, twice a week, from September 2009 to February 2010. The research group covered the stretch of road by car, with an average speed of 50 km/hour. Although 39 species have been recorded in our study, roadkills were concentrated in a few species within each taxonomic group. Apparently, the Pampa biome species are accustomed to move through areas with undergrowth vegetation, where the road cannot represent an obstacle for displacement. If, on the one hand, this condition reduces the road barrier effect, on the other hand, it increases the exposure of species to road mortality. Our results indicate that terriculous species and highly mobile species of reptiles and mammals are more susceptible to collisions in the study area. For birds, the main factor seems to be the low flight altitude associated with the search for prey on the highways.


Palavras-chave


conservação; campos sulinos; estradas; impacto.

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