A política de educação ambiental para o ensino em engenharia florestal

Environmental education politics for forest engineering teaching

Álvaro Boson de Castro Faria

Resumo


O objetivo deste trabalho foi discutir as bases com que o ensino em engenharia florestal foi implantado no Brasil em 1960, em comparação à Política de Educação Ambiental vigente pela Lei Federal n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Verificou-se que o discurso produtivista do setor de base florestal é legítimo, pois as contribuições socioambientais das florestas podem ser muito maiores que as atuais. Conclui-se que a Educação Ambiental deve ser considerada na formação dos profissionais deste segmento, valorizando a importância da expansão da base florestal plantada e à inclusão de empresas do setor em processos de Certificação Ambiental e Florestal. Recomenda-se a discussão formal do tema Epistemologia nestes centros de ensino.

Abstract

The aim of this work was to discuss the bases in which the forest teaching was implanted in Brazil in 1960, in comparison to the Environmental Education Politics implemented by the Federal Law n. 9.795, of April 27, 1999. It was verified that the productivity speech of the forest sector is correct, and the forests’ socio-environmental contributions can be much larger than the current ones. It is concluded that the Environmental Education should be considered for professional formation of this segment, valuing the importance of planted forest expansion and the inclusion of companies in Environmental and Forest Certification processes. It is recommended the formal discussion of the Epistemology theme in these education centers.


Palavras-chave


engenharia; epistemologia; desenvolvimento.

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