O SABER DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Patrícia Mendes Calixto, Ivana de Campos Ribeiro

Resumo


Este trabalho compreende a análise de um processo de formação continuada realizado com professores da educação básica, da região carbonífera do Rio Grande do Sul. O objetivo foi identificar quais saberes compreendem o trabalho docente sobre educação ambiental. Buscamos na prática contribuir com a reflexão sobre práticas de educação ambiental na escola. A atividade foi organizada em formato de curso, dividido em quatro (4) etapas nas quais trabalhou-se os Princípios da Educação Ambiental, as Políticas da Educação Ambiental para a escola, as Interfaces da Educação Ambiental na escola e Projetos de Educação Ambiental na Escola. O trabalho contou com a participação de professores oriundos da escola básica, dos quais a maioria já havia realizado atividades ambientais, embora este não tenha sido um requisito para realizarem o curso. Dentre os ministrantes do curso, especialistas e pesquisadores da área os quais além de compartilhar suas experiências trouxeram a motivação, a reflexão e ideias criativas de introdução do tema transversal na escola. A pesquisa realizada durante o processo de formação revelou que os docentes participantes, conhecem pouco sobre os referenciais teóricos da Educação Ambiental, defendem a introdução de uma disciplina específica sobre o tema na escolar. Identificamos resistências profundas em integrar os conhecimentos científicos e ainda, de conceber uma escola com um espaço de formação de sujeitos a partir dos valores humanos. Entendem que valores ensina-se apenas em casa. Entretanto, todos consideraram a experiência de formação continuada válida e declararam ser esta uma ação pioneira na região pela abordagem dada exclusivamente ao âmbito escolar.


Palavras-chave


educação ambiental, formação de professores, políticas ambientais

Texto completo:

PDF PDF


AMBIÊNCIA

ISSN 1808-0251 (Print) - Ambiência ISSN 2175-9405 (Online)
QUALIS-CAPES 2017-2020: B4