Concepções de ambiente e educação ambiental de estudantes de ensino médio em uma escola pública do norte do estado do Paraná

Concepts of environment and environmental education of high school students in a public school in the north of the state of Paraná

Amanda Lipinski Fernandes Maciel, Jorge Sobral da Silva Maia

Resumo


O presente estudo desenvolveu-se em uma escola pública em um município do norte do estado do Paraná e objetivou verificar junto a estudantes do ensino médio como se apropriam dos conceitos de ambiente, problemas ambientais no seu entorno e identificar como a educação ambiental é desenvolvida na instituição. Por meio da pesquisa qualitativa e utilizando entrevista semiestruturada obtivemos os dados juntos a estudantes dos três anos do ensino médio. Os resultados evidenciaram que os estudantes identificam problemas ambientais de forma genérica, não estabelecendo a relação entre os aspectos sociais e econômicos. Visualizam, ainda, as consequências destes problemas, todavia naturalizam as suas causas. Concluímos, pelas respostas dos estudantes, que a discussão ambiental nessa escola considera apenas a concepção ecológica própria dos conteúdos clássicos da disciplina, limitando a criticidade dos aspectos socioeconômicos, que é importante na compreensão da problemática ambiental e na formação da cidadania.


Palavras-chave


Ensino Médio; Escola Pública; Educação Ambiental.

Texto completo:

PDF


AMBIÊNCIA

Alameda Élio Antonio Dalla Vechia, n. 838,
Bairro Vila Carli – CEDETEG
85040-167  Guarapuava-Paraná-Brasil
ISSN 1808-0251 (Print) - Ambiência ISSN 2175-9405 (Online)

        Logotipo do Crossref               

Periódicos Qualis - Plataforma Sucupira

Qualis B2 - Ensino

Qualis B3 - Interdisciplinar

Qualis B3 - Planejamento Urbano e Regional / Demografia

Qualis B2 - GEOGRAFIA

InfoBase Index - IBI Factor 2016 = 2,5


Large Visitor Globe     

                        Copyright © 2005-2019 Editora Unicentro
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.