Oficinas ecopedagógicas: construção da interdisciplinaridade na Educação do Campo

Ecopedagogical workshops: interdisciplinarity construction in a field education

Adriana Massaê Kataoka, Patricia Carla Giloni-Lima, Juliana Mara Antonio, Ynaê Martins Osternachjuli, Yuri Kataoka Silva

Resumo


A educação ambiental pode contribuir de forma significativa para a ampliação da percepção de ambiente, evidenciando a complexidade que envolve a relação sociedade e natureza. A partir desse pressuposto, a presente pesquisa visou promover uma reflexão sobre uma intervenção realizada no âmbito escolar focalizando o tema Nascente, a partir da perspectiva da complexidade. Adotou-se abordagens qualitativas do tipo pesquisa-ação para a intervenção e coleta de depoimentos de educadores e educandos envolvidos no projeto. A intervenção consistiu na aplicação de oficinas ecopedagógicas organizadas e ministradas por professores e acadêmicos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) Interdisciplinar em Meio Ambiente, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, envolvendo a comunidade escolar de um colégio do campo. Constatou-se que a interação entre teoria e prática propiciou a contextualização do tema à realidade da comunidade local. A perspectiva da complexidade evidenciou a multidimensionalidade do ser humano, envolvendo não apenas a dimensão social, mas sua subjetividade, bem como a riqueza de uma saída de campo, com os seus acasos e incertezas. Esses aspectos foram decisivos para o sucesso da intervenção evidenciado nos depoimentos dos participantes.


Palavras-chave


Complexidade; Educação Ambiental; O􀅀cinas.

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AMBIÊNCIA

ISSN 1808-0251 (Print) - Ambiência ISSN 2175-9405 (Online)
QUALIS-CAPES 2017-2020: B4