Análise das características estruturais e ocupação do solo do município de Canaã dos Carajás – Pará - Brasil

Ana Larissa Pinto da Silva, João Francisco Costa Carneiro Junior, Jamer Andrade da Costa

Resumo


O processo histórico da Amazônia teve seu início no século XIX, com a economia da borracha, sendo, posteriormente, substituído esse processo, a partir de incentivos do Governo para obter a posse e propriedade da região em destaque. Essa região apresenta um grande valor em biodiversidade (animal e vegetal), além de também da presença de minérios. Uma parcela de municípios dentro do Estado do Pará tem se desenvolvido com o incentivo de empresas minerais, o que pôde ser observado no município de Canaã dos Carajás. O trabalho teve como objetivo analisar a dinâmica do uso e cobertura do solo do município de Canaã dos Carajás – PA, com o intuito de classificar a região de acordo com as atividades que foram desempenhadas e vincular as características de infraestrutura (água, esgoto e energia) à demanda populacional. Foi utilizado como método o geoprocessamento de imagens a partir de dados do projeto TerraClass e para comparativo o uso de informações oficiais. Como resultado, foi possível notar que as características do município são vinculadas principalmente ao seu processo histórico de ocupação de caráter exploratório, sendo assim, a população obteve um crescimento muito significativo nos anos de 2000 até 2014 e uma modificação de município rural para área urbana, essa se desenvolveu em cinco vezes no período de 2004 a 2014. Em relação ao uso e cobertura do solo, existiu uma modificação na atividade desempenhada às áreas de pastagens, foram reduzidas as áreas de vegetação secundária e a inserção de uma nova classe de reflorestamento.


Palavras-chave


desenvolvimento territorial; uso e cobertura do solo; crescimento populacional; mineração

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, C. A.; COUTINHO, A. C; ESQUERDO, J. C. D. M; ADAMI, M; ENTURIERI, A; DINIZ, C. G.; DESSAY, N.; DURIEUX, L.; GOMES. A. R. High spatial resolution land use and land cover mapping of the Brazilian Legal Amazon in 2008 using Landsat-5/TM and MODIS data. Acta Amazonica, v.46, p.291 - 302, 2016.

ARBEX JÚNIOR, José. Terra sem povo, crime sem castigo. In: TORRES, Maurício (Org.) Amazônia revelada: os descaminhos ao longo da BR. Brasília: CNPQ, 2005, p. 21-66.

BECKER, B. K. Modelos e cenários para a Amazônia: o papel da ciência. IN: Revisão das políticas de ocupação da Amazônia: é possível identificar modelos para projetar cenários? 2001, p. 135 - 159.

CANAÃ DOS CARAJÁS. Diagnóstico Socioeconômico do Município de Canaã dos Carajás, Estado do Pará. Prefeitura municipal de Canaã dos Carajás, 2016.

CANAÃ DOS CARAJÁS. Plano diretor participativo de Canaã dos Carajás: metodologia e diagnóstico. Vol. 1. Diagonal Urbana Consultoria. São Paulo, maio de 2007.

DIAGONAL URBANA CONSULTORIA. Diagnóstico econômico e social de Canaã dos Carajás: 2005. São Paulo, 2005a. 11 v. 1 CD-ROM.

IBGE, 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: . Acesso em: 10 de julho de 2017.

IBGE, 2016. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: . Acesso em: 26 de julho de 2017.

ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Disponível em:

INCRA. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Relatório de atividades do INCRA 30 anos. Brasília, 2000. Disponível em: . Acesso em: 11 de julho de 2017.

INPE. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Disponível em: . Acesso em: 25 de agosto de 2017.

OLIVEIRA, C. P. Políticas de Estado e o grande capital na Amazônia: o caso da mineração no Pará. 65 f. Monografia- Curso de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

RIBEIRO, I. C.; PEREIRA, J. D. S. et al. Análise da dinâmica da estrutura produtiva do município de Canaã dos Carajás – Pará, Amazônia-Brasil. Observatorio de la Economía Latinoamericana, 2014.

SANTOS, Dalva M Vasconcelos dos. Grande mineração e desenvolvimento de comunidades: uma leitura a partir de Canaã dos Carajás, Pará. Dissertação de mestrado, UNAMA, Belém, 2011.

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE CANAÃ DOS CARAJÁS (SAAE). Sistema de água, esgoto e drenagem. Canaã dos Carajás, 2006.

TEIXEIRA, João Batista Guimarães. Carajás: Geologia e Ocupação humana. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2006.

VALE, 2017. Disponível em: . Acesso em: 25 de julho de 2017.




AMBIÊNCIA

ISSN 1808-0251 (Print) - Ambiência ISSN 2175-9405 (Online)
QUALIS-CAPES 2017-2020: B4