A diferença entre o gestor educacional como intelectual orgânico e o intelectual tradicional

Cleverson Molinari Mello, Admir Bergamo

Resumo


Para analisar a diferença entre o gestor educacional como intelectual orgânico e o intelectual tradicional na escola, será utilizado como referencial teórico o pensamento filosófico Gramsci, pois o autor demonstra claramente que existem dois tipos de intelectuais na sociedade: o intelectual tradicional, que tenta ser independente do momento histórico e o intelectual orgânico organizador da consciência da classe que o criou. Este segundo é o tipo de intelectual que deveria estar administrando as escolas, pois compromete-se com a organização da consciência da classe social que o criou no momento histórico. O intelectual orgânico é o que tem a capacidade de organizar a sociedade em geral para melhorar as condições da expansão de sua própria classe. Já, o intelectual tradicional, por outro lado, julgando-se independente de sua classe social, não se interessa pela realidade atual das escolas, pois busca realizar uma gestão educacional independente da realidade de seu público, o que acaba gerando, nas escolas, uma administração fora da realidade dos alunos. Portanto, a escola precisa dessa nova camada de intelectuais orgânicos como seus gestores educacionais, para que ela se transforme numa instituição que se preocupe com os problemas sociais e educativos da comunidade onde ela está inserida. Este deverá ser o papel dos gestores educacionais enquanto intelectuais orgânicos nas escolas, tentar representar a hegemonia da classe que o criou, realizando o que Gramsci chama de contra-hegemonia.


Palavras-chave


Gestão educacional; Intelectual orgânico; Intelectual tradicional; Hegemonia; Gestão democrática

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Analecta - Guarapuava - ISSN 1518-6520 - Paraná - Brasil

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