Concepções dos futuros professores sobre a inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino

Ana Aparecida Barby

Resumo


O presente estudo teve como objetivo principal descobrir o que pensam os futuros professores da Educação Básica sobre a inclusão de alunos com deficiências no sistema regular de ensino. Procurou-se estabelecer relações entre o processo de formação docente e suas concepções sobre a inclusão escolar. A metodologia utilizada pautou-se numa abordagem qualitativa, com análise dos conteúdos de acordo com Bardin (1977). A coleta dos dados deu-se por meio da aplicação de um questionário, com questões abertas aplicadas a uma amostra aleatória de setenta (70) formandos, sendo sorteados entre os acadêmicos de quatorze turmas (14) dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos professores é favorável à inclusão escolar, manifestando interesse em conhecer os recursos metodológicos, linguagens alternativas e participar de eventos nesta área. No entanto, os formandos mostraram-se inseguros em relação à inclusão em decorrência da falta de informações disponibilizadas nos cursos de Licenciatura.


Palavras-chave


Formação de professores; Inclusão de alunos com deficiência

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