Nietzsche: a música de Wagner como representação da decadência da sociedade burguesa ocidental (O caso wagner)

Jair Antunes

Resumo


Este trabalho pretende analisar a obra O caso Wagner, de Nietzsche. Wagner, famoso músico alemão fora, por mais de uma década (até 1876), exaltado e admirado por Nietzsche como a própria reencarnação do espírito dionisíaco na sociedade europeia do século XIX. Em O Caso Wagner, de 1888, obra do final da vida lúcida de Nietzsche, o músico, contudo, é denunciado e apresentado como a manifestação da decadência da sociedade burguesa e redentor da sociedade ocidental cristã. Do ponto de vista de Nietzsche, a partir de certo momento de sua carreira como compositor, Wagner teria cristianizado sua música e se tornado o grande arauto da ascensão do estado alemão, na forma do Terceiro Reich. Assim sendo, o caráter já mercadológico da música de Wagner, ou seja, da música voltada para a animação das grandes massas, é denunciado por Nietzsche como uma manifestação da mudança de caráter da música wagneriana, a qual teria deixado de ser trágica para se tornar ópera popular e música para emocionar.


Palavras-chave


Friedrich Nietzsche; Richard Wagner; Arte musical; Sociedade ocidental; Decadência cultural

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