‘Colagem de linguagens’: re-midiação1 em O homem que copiava e Meu tio matou um cara de Jorge Furtado

Debora Rocco

Resumo


O cinema, uma forma popular de entretenimento, que há mais de um século encanta multidões, tem sido dramaticamente transformado. Novas tecnologias que cercam a sétima arte, tais como o videogame e o computador, têm mergulhado na tela do cinema e desta forma, fazem com que as diferenças entre mídias sejam quase que apagadas. Levando em consideração que as duas produções de Jorge Furtado, O Homem que Copiava e Meu Tio Matou um Cara, aqui escolhidas para esta análise, são meios através dos quais outras mídias são transmitidas, este trabalho tem como objetivo apresentar como a Re-midiação, que representa esta fusão, ou diálogo entre diferentes este trabalho visa analisar de que maneira a reprodução mecânica da pintura, da literatura, entre outras manifestações artísticas, provocam diferentes reações no espectador em relação à arte a partir do momento em que são ‘re-midiadas’ nas duas produções cinemáticas em questão. Sendo assim, este trabalho baseia-se nas teorias da Re-midiação, introduzidas por Richard Grusin e Jay D. Bolter, bem como em Walter Benjamin, no que diz respeito à reprodução mecânica da arte.


Palavras-chave


Cinema; Mídia; Re-midiação; Jogos virtuais

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Analecta - Guarapuava - ISSN 1518-6520 - Paraná - Brasil

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