Políticas educacionais e ensino superior em tempos de neoliberalismo

Adriana de Almeida de Almeida, Ironi Teresinha de Almeida

Resumo


O artigo pretende refletir sobre as reformulações das políticas educacionais no Paraná que cerceiam há quinze anos um amplo processo de elaborações de propostas. Objetiva-se com este estudo destacar o dualismo presente na educação e a dicotomia existente entre a formação de professores no Ensino Superior e a política educacional implementada no Estado do Paraná. A importância desse estudo poderá evidenciar-se, no pressuposto de que há a necessidade de uma visão ética, uma compreensão cinetífica e um comprometimento político no fazer pedagógico, nas reformas educacionais e na formação dos professores. Para enfrentar esse desafio, pretende-se deslindas o signifcado das crises capitalistas, os mecanismos de ajuste neoliberal,as reformas educacionais impostas pelo Estado e os instrumentos de convencimento que auxiliam na hegemonia do neoliberalismo.


Palavras-chave


Políticas educacionais; Estado; Formação de Professores; Ensino Superior

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Analecta - Guarapuava - ISSN 1518-6520 - Paraná - Brasil

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