Possibilidades e aspectos na formação de professores de educação física

Khaled Omar Mohamad El Tassa

Resumo


Este artigo estuda as coerências e discrepâncias que ocorrem quando o ensino da Educação Física se dá à luz das políticas exaradas e das mais avançadas teorias que lhe dão suporte. Desenvolve, a partir das transformações ocorridas no mundo do trabalho, nas relações sociais e nas políticas educacionais, um estudo do posicionamento do professor de Educação Física perante a política educacional e as concepções contemporâneas da Educação Física. Analisa as relações entre a formação do profissional de Educação Física, seu trabalho pedagógico e a política educacional. Trata-se de conhecer, descrever e interpretar como a formação do profissional de Educação Física articula-se ou não com a prática desenvolvida nas escolas, à luz das políticas educacionais vigentes. Evidencia-se, no entanto, a partir do estudo realizado, a necessidade de substituir a passividade da certeza na transmissão de informações pelo dinamismo da incerteza na ação pedagógica. Trata-se de construir, produzir e gerir novos conhecimentos a partir do já existente, para trabalhar nas relações complexas concretas.


Palavras-chave


Formação do profissional de Educação Física; Trabalho pedagógico; Política educacional

Texto completo:

PDF


Analecta - Guarapuava - ISSN 1518-6520 - Paraná - Brasil

Email - analecta.unicentro@gmail.com