O uso de jogos pedagógicos na alfabetização de alunos com síndrome de Down

Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby

Resumo


Com a expansão do movimento em prol da educação inclusiva no Brasil, nos últimos anos, a presença de alunos com Síndrome de Down no sistema comum de ensino aumentou significativamente, despertando nos educadores a necessidade de diversificar as metodologias de ensino com vistas a promover a aprendizagem de todos os alunos. O presente estudo investiga o uso de jogos pedagógicos como recurso complementar no processo de alfabetização de crianças com Síndrome de Down. Para tanto, foram elaborados diversos jogos pedagógicos e aplicados, individualmente a 5 crianças, com Síndrome de Down, ao longo de 10 sessões de intervenção, planejadas com base no referencial teórico piagetiano. O estudo foi estruturado a partir da aplicação de pré-teste, intervenção e pós-teste, e os jogos utilizados na intervenção foram: bingo, cartas com letras, listas de letras e palavras, alfabeto móvel, palavras cruzadas, material imantado, jogo da memória, brincadeiras com letras e palavras, loto leitura de letras e sílabas, dominós. Os resultados mostram que, no início da investigação, todas as crianças reconheciam entre uma e três letras do alfabeto e não liam palavras. Após as sessões todas as crianças apresentaram avanços, sendo que três reconheceram 23 letras do alfabeto (que foram trabalhadas) e duas reconheceram mais da metade das letras utilizadas e três crianças conseguiram ler duas palavras do teste (sapo – gato). Observou-se que para avaliar o reconhecimento de palavras é necessário um estudo mais longo com número maior de sessões. Conclui-se que os participantes do estudo se beneficiaram com a participação nas sessões de jogos pedagógicos apresentando progressos no seu processo de alfabetização.


Palavras-chave


Alfabetização; Síndrome de Down; Educação inclusiva

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Analecta - Guarapuava - ISSN 1518-6520 - Paraná - Brasil

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