A educação física no pensamento educacional moderno no contexto francês do século XVIII

Carlos Herold Junior

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar as oscilações entre o privado e público no que diz respeito à Educação Física no contexto revolucionário do século XVIII francês. Para tanto, foi feita uma análise histórica do pensamento educacional moderno. Especificamente, Rousseau, Condorcet, Lepeletier e Benjamin Constant foram estudados para verificar como a questão da educação física e os responsáveis por sua oferta foi tratada. Como conclusão, notou-se que nos momentos em que a burguesia ainda lutava pela conquista da hegemonia política no interior da revolução, o recurso de se pensar a educação e a educação física como públicas foi uma ferramenta valiosa. Porém, quando os entraves para o desenvolvimento do capital foram extirpados, o pensamento educacional liberal não poupa críticas às tentativas do Estado em cuidar da educação dos homens e oferecê-la à classe trabalhadora.


Palavras-chave


Educação Física; Revolução Francesa; capitalismo; público; privado

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Analecta - Guarapuava - ISSN 1518-6520 - Paraná - Brasil

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