As múltiplas linguagens e as práticas de leitura na escola: um olhar para o (não) verbal

Marcio José de Lima Winchuar, Everton Gelinski Gomes de Souza

Resumo


O presente estudo mostra possibilidades de leitura e interpretação por meio do gênero charge, à luz dos pressupostos teóricos estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Estaduais de Língua Portuguesa (DCE’s), bem como de autores que mencionam a leitura enquanto prática social. Para isso, o corpus delimita-se ao pôster oficial da Copa do Mundo FIFA 2014 e a duas charges que fazem uma intertextualidade com este cartaz. A partir das análises, problematiza-se as maneiras de ler e mostra-se como o (não) verbal produz sentidos e significações nos leitores, fazendo-os estabelecer relações entre os textos e as práticas sociais presentes na sociedade.


Palavras-chave


Leitura. Diretrizes Curriculares Estaduais. Interpretação. (Não) Verbal.

Texto completo:

PDF


Analecta - Guarapuava - ISSN 1518-6520 - Paraná - Brasil

Email - analecta.unicentro@gmail.com