Uma análise sobre a escola enquanto um dispositivo de segurança nas obras de Michel Foucault

Eduardo Alexandre Santos de Oliveira

Resumo


Trata-se de uma investigação que percorre os estudos de Michel Foucault abordando de que maneira as escolas, verificadas por esse pensador, funcionam enquanto um dispositivo de segurança. Analisa-se o que é um dispositivo dessa espécie e esclarece-se o conceito de governamentalidade, o qual permite prosseguir com o propósito desse trabalho. Percebe-se que, nos estudos referentes à sexualidade, o pensador verifica tal instituição operando aspectos do biopoder – característicos do dispositivo de segurança, que atua na edificação de traços biológicos de uma população – quando constitui crianças por meio de discursos considerados verdadeiros acerca do sexo. Observa-se também, a relação entre a escola e outros dispositivos que a complementam e que são complementados por ela, tais como a família, o médico e o jurídico: essa situação finda numa arte de governar.


Palavras-chave


Foucault. Dispositivo de segurança. Escola. Sexualidade infantil. Biopoder.

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Analecta - Guarapuava - ISSN 1518-6520 - Paraná - Brasil

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