A TRAJETÓRIA DA EAD NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO: DESAFIOS E CONQUISTAS

Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, Eliza Flora Araujo Muniz, Maria das Graças Neri Ferreira, Marylucia Cavalcante Silva

Resumo


O presente trabalho constitui-se de um relato histórico acerca da experiência
da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no percurso de 20 anos, desenvolvendo cursos mediados por tecnologias, ou seja, na modalidade EaD.
O artigo apresenta desafios e conquistas da instituição durante essa trajetória,
especialmente, do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), no que
tange à formação de professores. Por meio dessa instituição, é possível o acesso
e a permanência em cursos de graduação e pós-graduação, além de cursos
profissionalizantes em nível técnico, a partir da utilização das ferramentas tecnológicas gratuitas, na perspectiva de ensinar e aprender no contexto da linguagem do mundo digital. É uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa,
na qual as pesquisadoras buscaram resgatar a história da EaD na UEMA por
meio dos registros existentes. A relevância do trabalho está em contribuir com
a educação na sociedade maranhense, sinalizando aos professores um novo
cenário pedagógico.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.