OS ALUNOS DAS CLASSES ESPECIAIS E O PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL

Ana Flavia Hansel, Lucimare Aparecida Ribeiro, Sandra Machado Polon

Resumo


Este trabalho surgiu das discussões relacionadas ao processo educativo de alunos frequentadores do ensino comum e classes especiais, proposta na disciplina
de Fundamentos da Educação Inclusiva, do primeiro curso de Pedagogia, Modalidade de Educação à Distância, em 2014. A necessidade de compartilhar os
desafios e dificuldades encontrados no processo de inclusão educacional dos
alunos com este perfil, nos levou a um aprofundamento teórico que ocorreu
através de pesquisas bibliográficas, bem como a realização de uma observação
participativa das autoras nas classes especiais, as quais nos permitiram estabelecer alguns apontamentos e reflexões. Dentre eles, destacamos a escassa
relação da estrutura, em contraste com os possíveis resultados esperados pelas
políticas educacionais. Além disso, relatamos as dificuldades encontradas pelos
educadores em efetivar o processo inclusivo e, ao mesmo tempo, organizar o
ensino de forma a promover o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social destas
crianças. Nesse sentido, consideramos que o processo inclusivo ainda se mostra
como complexo e desafiador no ambiente escolar.


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