GOOGLE DRIVE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DESSA FERRAMENTA TECNOLÓGICA DE FORMA PEDAGÓGICA

Reinaldo Domiciano Claras, Alexandre Torresani de Lara

Resumo


Conforme informações divulgadas pelo Ministério da Educação, em abril de
2008 o Governo Federal lançou o Programa Banda Larga nas Escolas, o qual
prevê instalação de infraestrutura de rede para suporte à conexão à internet
de alta velocidade em todos os municípios brasileiros, e conexão de todas as
escolas públicas urbanas, isso até 2025. Diante de tal cenário, a internet mostra-se como terreno fértil no processo de ensino, possibilitando ao alunado
novas formas de aprendizagem, colaboração e, consequentemente, interação
como novas culturas e linguagens. Com os avanços tecnológicos na era digital,
vários dispositivos tecnológicos também foram incorporados ao processo de
ensino, com uma variedade de aplicações. O Google Drive é um deles, já que
possibilitou a sincronização e armazenamento de conteúdos de forma dinâmica
e colaborativa, auxiliando o professor e o alunado na troca e retroalimentação
de novos conteúdos. Diante do exposto, nosso objetivo é refletir sobre os desafios e possibilidades do uso da tecnologia digital no ensino. A metodologia será
híbrida, abarcando pesquisa bibliográfica e análise sistemática do dispositivo
digital online. Dentre os autores que nos subsidiarão ao longo da análise estão:
Eduardo Fofonca, José Manuel Moran e Manuel Castells.

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