REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS COLETIVAS E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

Patrícia Lakchmi Leite Mertzig, Taissa Vieira Lozano Burci, Dayane Horwat Imbriani de Oliveira, Silvia Eliane de Oliveira Basso

Resumo


Esta pesquisa reflete sobre como o trabalho em grupo relacionado as metodologias ativas e ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser úteis no processo educativo de forma a proporcionar aos estudantes uma formação de qualidade, utilizando a metodologia que privilegia o trabalho em equipe, ainda que estes não possam se dedicar aos estudos de forma integral. O procedimento metodológico é uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Salientamos que o trabalho em grupo exige cooperação, isso significa participação efetiva de todos os membros para que a aprendizagem ocorra. As metodologias ativas caracterizam-se pela interação em grupo que também podem ser complementadas com o uso das TIC.


Texto completo:

PDF

Referências


FERNANDES, Tassiana. SALVAGO, Blanca Martin. Aprimoramento do processo ensino-aprendizagem na EaD: uma perspectiva dos estudos em educomunicação. IN: Anais do XXII CIAED, Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Águas de Lindóia, SP, 2016. p. 1-8.

FREIRE, Madalena. Educador. 4º ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2001.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

RIBEIRO, Luis R. de Camargo. Aprendizagem baseada em problemas: uma experiência no ensino superior. São Carlos: EDUFSCar, 2010.

SWEET, Michael; MICHAELSEN, Larry K. Critical Thinking and Engagement. In: SWEET, Michael; MICHAELSEN, Larry K. Team-Based Learning in the Social Sciences and Humanities. Sterling, Virginia: Stylus, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.