O MÉTODO ATIVO NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: EXPERIÊNCIAS QUE IMPRIMEM NOVAS MARCAS NO ATO DE ENSINAR E APRENDER

Viviane Aparecida Bagio

Resumo


O relato de experiência didático-pedagógica proposto descreve práticas desenvolvidas com alunos de cursos de Licenciaturas da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR (UEPG), no ano de 2019, no ensino da disciplina de Didática. Tendo como fio condutor a compreensão de que por meio do método ativo do processo de ensino-aprendizagem é possível potencializar a formação inicial dos licenciandos, as práticas pedagógicas aqui relatadas foram planejadas didaticamente com o intuito de promover o caráter de inovação na relação conteúdo-forma, principalmente sobre situações didáticas que poderiam ser tratadas de modo linear e/ou tradicional, ainda tão presentes no meio universitário, por meio do método expositivo. Neste contexto, ao ensinar Didática aos licenciandos, as práticas aqui relatadas expressam o desafio de se imprimir a marca do ensino enquanto uma prática de relações em sala de aula, por meio de múltiplos espaços colaborativos, de práticas diferenciadas e do diálogo entre os seus sujeitos, permitindo a compreensão do que se ensina e também dos diferentes modos de como se ensina.

Palavras-chave: Docência universitária. Método ativo. Prática pedagógica. 


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Referências


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