MAKERSPACES PARA DOCENTES: PORQUE INVESTIR EM ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Karina Nones Tomelin, Thuinie Daros

Resumo


A criação de espaços diferenciados de aprendizagem com foco na inovação tem se ampliado em várias áreas de ensino. Sua concepção está tomada de muitos desafios: como utilizar adequadamente, preparar alunos e professores, garantir sua utilização e qual o resultado no processo de aprendizagem? Estas reflexões mobilizaram a proposição deste trabalho que discute a criação destes ambientes dentro da própria sala dos professores. O foco é pensar como a criação de espaços inovadores associado à formação continuada em um ambiente próximo ao docente traga efetividade a mudança da prática pedagógica. Trata-se de uma revisão de literatura que descreve as etapas, processos e fundamentos de um makerspace para professores.

Palavras-chave: espaços de aprendizagem; formação docente; inovação.


Texto completo:

PDF

Referências


ANDERSON, Chris. MAKERS: a nova revolução industrial. São Paulo: Elsevier, 2012.

ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Criatividade: múltiplas perspectivas. Brasília: Universidade de Brasília. 2003.

FILATRO, A.; CAVALCANTI, C. C. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva/Somos, 2018.

HORN, M. da G. S.Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2007


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.