AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: CONCEPÇÕES E DESAFIOS

Ana Paula Maffezzolli, Thiago de Morais Pereira

Resumo


O objetivo da pesquisa é, saber qual a concepção dos docentes sobre avaliação de aprendizagem, saber como avaliam os alunos e quais as principais dificuldades para realizar avaliações. Tem como público alvo, docentes que lecionam no ensino superior em uma instituição de Itaituba/PA. A metodologia é de cunho descritivo e qualitativo, para a coleta de dados utilizou-se um questionário com 8 perguntas, aplicadas com 12 docentes dos cursos de Graduação de Administração e Ciências Contábeis. Foi verificado que a maioria dos docentes tiveram em sua formação, preparação para avaliar em sala de aula, porém, há uma minoria que não tiveram essa formação e avaliam de acordo com o que aprenderam em seu dia-a-dia. Os métodos de avaliação, são bem diversificados, contudo, há docentes que utilizam somente o método da prova escrita. Nem todos os docentes apresentam os objetivos e discutem os resultados das avaliações com os alunos e em sua maioria, afirmam que tem dificuldades no processo de avaliação.

Palavras-chave: Avaliação; Ensino e Aprendizagem; Ensino Superior. 


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, A. M. F. P. M. (1992). Um estudo sobre a avaliação da aprendizagem em um curso superior de ciências agronômicas. Tese de Doutorado não-publicada, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP. CHUEIRI M. S. F. Concepções sobre a Avaliação Escolar. Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, n. 39, jan./abr. 2008. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/ viewFile/2469/2423. Com acesso em: 17/04/2019.

REVISTA APROXIMAÇÃO — VOLUME 02. NÚMERO 03. — ABR/MAI/JUN 2020 ISSN: 2675-228X — GUARAPUAVA - PARANÁ - BRASIL

GARCIA J. Avaliação e aprendizagem no ensino superior. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 20, n. 43, maio/ago. 2009. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1489/1489.pdf. Com acesso em: 21/04/2019. LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem-Componente do ato pedagógico. São de abril de Paulo: Cortez, 2011. LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995. OLIVEIRA, K. L. de; SANTOS, A. A. A. dos S. Compreensão em Leitura e Avaliação da Aprendizagem em Universitários. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2005, 18(1), pp.118-124. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/prc/v18n1/24825.pdf. Om acesso em: 17/04/2019. PERRENOUD, P. MAGNE, B. C. (org). Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.