UMA PROPOSTA DIDÁTICA CONTEXTUALIZADA PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: O CASO DO ENSINO DE QUÍMICA ANALÍTICA

Maria da Graça Moraes Braga Martin, Edmar Martendal, Ricardo Dagnoni Huelsmann

Resumo


Este trabalho apresenta uma proposta didática desenvolvida numa disciplina de Química Analítica do curso de Licenciatura em Química – UDESC. A proposta contém atividades embasadas em metodologia ativa, valorizando de forma integrada a formação científica e a formação para atuação na sociedade. Os estudantes trabalharam em grupo e tiveram como problema evidenciar e quantificar a migração de ésteres de ftalato (EF) de amostras cotidianas de embalagens para a alimentação humana utilizando uma técnica analítica de cromatografia a gás. A atividade propiciou desenvolver habilidades requeridas para operação de um equipamento de análise (CG-EM), desenvolver e aplicar conhecimentos químicos e vivenciar atividades próprias da ciência química tanto do ponto de vista científico como do social.

Palavras chave: Formação de Professores; Contextualização; Metodologia Ativa. 


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