CENTRAL DE TELEATENDIMENTO EM COMBATE À PANDEMIA DE COVID-19: EXPERIÊNCIA DO NORTE DO PARANÁ

Wendell Henrique Cândido Bueno, Isabela Padoveze, Fernanda Prado Marinho, Karina Valeska Zubari de Pontes, Emiliana Cristina Melo, Cristiano Massao Tashima, Ricardo Castanho Moreira, Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo, Natália Maria Maciel Guerra Silva

Resumo


O SARS-CoV-2 é um vírus identificado como a causa de um surto de doença respiratória que possui uma alta transmissibilidade entre as pessoas. Essa pandemia está influenciando em todos os aspectos da vida cotidiana, com implicações de longo alcance, especialmente na área da saúde. Diante disso os serviços de saúde modificaram seu fluxo de trabalho visando a redução da taxa de transmissão do vírus. Tais mudanças envolveram a suspensão de procedimentos eletivos, redução de pessoal em todos os serviços e diminuição da jornada de atendimento na assistência básica. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de acadêmicos do último ano do curso de enfermagem e participantes do Núcleo de Estudos e Enfrentamento da Covid-19 da Universidade Estadual do Norte do Paraná (NEECOVID) durante os atendimentos remotos no aplicativo Telemedicina Paraná da Plataforma TELEATEND, descrevendo sua eficácia e evolução. Esta plataforma é extremamente inovadora e passa por constantes atualizações, ela permite que os acadêmicos revejam e compreendam a importância do raciocínio clínico no cotidiano de trabalho, para repensar e rediscutir a melhor conduta frente aos sinais e sintomas apresentados pelo paciente.

Texto completo:

PDF

Referências


Agência Nacional de Vigilância Sanitária. NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA N°

/2020: Orientações para a prevenção e o controle das infecções pelo novo coronavírus (sars-

-cov-2) em procedimentos cirúrgicos. 6 ed. Brasil, 2020. 23 p.

BRASIL. Ministério da Saúde, Guia de Vigilância Epidemiológica para Infecção Humana pela COVID-19 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.

Brasil. Ministério da Saúde. Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (2019-nCoV)

[Internet]. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Coronavírus, COVID-19: fast-track para a atenção primária em locais com transmissão comunitária, fluxo rápido [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Projeto Lean nas emergências: plano de resposta hospitalar ao COVID-19 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020, 44 p.

CAMPOS, Patrícia Danieli; FERRARI, Deborah Viviane. Telessaúde: avaliação da eficácia da teleconsulta na programação e adaptação de aparelho de amplificação sonora individual. Jornal da

REVISTA APROXIMAÇÃO — VOLUME 02. NÚMERO 04. — JUL/AGO/SET 2020

ISSN: 2675-228X — GUARAPUAVA - PARANÁ - BRASIL

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - Jsbfa, Brasil, v. 24, n. 4, p. 301-308, 2012.

SCHMITZ, Carlos André Aita et al. Teleconsulta: nova fronteira da interação entre médicos e pacientes. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, v. 12, n. 39, p. 1-7, 21 dez.

AZEVEDO, Isabelle Campos et al. Compartilhando saberes através da educação em saúde na

escola: Interfaces do estágio supervisionado em enfermagem. R. Enferm. Cent. O. Min. VOL.

, NO.1, 2014.

CATAPAN, Soraia de Camargo; CALVO, Maria Cristina Marino. Teleconsulta: uma Revisão Integrativa da Interação Médico-Paciente Mediada pela Tecnologia. Rev. bras. educ.

med., Brasília, v. 44, n. 1, e002, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.