COVID-19: RELATO PESSOAL SOBRE O ATENDIMENTO À POPULAÇÃO ATRAVÉS DE TELESSAÚDE

Andrieli Meira da Costa, Raphaella Rosa Horst Massuqueto

Resumo


Telessaúde é uma ferramenta tecnológica que utiliza meios eletrônicos para transmitir informações e orientações relacionadas à saúde de forma não presencial. O governo do estado do Paraná, juntamente com a Fundação Araucária, no intuito de diminuir aglomerações populacionais nos serviços, criou uma plataforma de teleatendimento à saúde, onde atuam alunos, professores e diversos profissionais da área da saúde e afins. O presente relato de experiência, tem como objetivo descrever a perspectiva sobre a atuação junto ao novo cenário de telessaúde. Com a pandemia de um novo vírus respiratório, onde o ar é um meio de propagação, a telessaúde se tornou um importante aliado para o seu combate, pois sua funcionalidade e resolutividade é capaz de diminuir o fluxo dos serviços presenciais. O distanciamento social e outros fatores advindos do presente momento têm gerado um cenário populacional de busca por muitas orientações, que também são possíveis neste modelo de assistência, e de forma individualizada e humanizada.

Texto completo:

PDF

Referências


URTIGA, Keylla Sá; LOUZADA, Luiz A C; COSTA, Carmen Lúcia B. Telemedicina: uma visão geral do estado da arte. Anais IX Congresso Brasileiro de informatica em Saúde, p. 969–974, 2004.

WEN, Chao Lung. Telemedicina e Telessaúde – Um panorama no Brasil. Informatica Pública, v.

, n. 2, p. 07–15, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.