RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ORIENTADORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ NA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA DE TELEATENDIMENTO DO GOVERNO DO PARANÁ

Cristiano Massao Tashima, Natália Maria Maciel Guerra Silva, Emiliana Cristina Melo, Ricardo Castanho Moreira, Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo

Resumo


O teleatendimento, desenvolvido pela Secretaria de Saúde do Paraná, é uma aplicação de tecnologia de informação e comunicação voltada à prestação de serviços de saúde à população paranaense. Através de uma plataforma, é possível conectar o paciente ao profissional de saúde, como médicos e psicólogos. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada pelos docentes do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná que atuam como orientadores dos bolsistas contemplados no Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Novo Coronavírus. A plataforma permitiu aos orientadores acompanhar em tempo real as ações realizadas pelos atendentes, bem como auxiliar em procedimentos não apreciados no Manual de Atendimento, como a necessidade de encaminhamento ao profissional médico quando os pacientes não apresentavam sintomas característicos da Covid-19 ou até mesmo quando estes poderiam estar sendo mascarados por uso de medicamentos. Outra experiência vivenciada pelos orientadores foi a experiência de utilização da plataforma denominada Telemedicina Paraná, que em curto período de existência evoluiu significativamente, tornando-se mais eficaz e produtiva, necessitando, porém, de alguns ajustes. De forma geral, pode-se verificar um ganho na aprendizagem tanto para os docentes participantes, quanto para os graduandos dos últimos anos do curso de Enfermagem.

Texto completo:

PDF

Referências


G1 PR; RPC CURITIBA. Secretaria de Saúde confirma primeiro caso suspeito de coronavírus

no Paraná. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2020/01/28/secretaria-de-saude-confirma-primeiro-caso-suspeito-de-coronavirus-no-parana.ghtml. Acesso em:

/06/2020.

GOVERNO DO PARANÁ. Fundação Araucária. Programa de Apoio Institucional para

Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Novo

Coronavírus. Curitiba: Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.