OPRTUNIDADES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA (ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO) EM TEMPOS DE PANDEMIA

Patrícia Jeronimo Sobrinho

Resumo


O novo coronavírus (COVID-19) foi alvo de risos e negação em sua fase inicial. Falou-se de um vírus não letal ou uma gripezinha. Esse descaso também resultou em um não planejamento necessário para se pensar e projetar um modelo de educação remota, revelando erros e dificuldades que representam grandes desafios para a educação. Tendo em vista tal contexto, o presente trabalho se propõe a tecer reflexões sobre oportunidades e desafios da Educação Pública, no Ensino Fundamental e Médio, em tempos de pandemia e indícios do que possa vir a acontecer depois. Para tanto, como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, tomando como base as ideias de Moran (2007) e Sacristán (1998). Concluiu-se que a pandemia acelerou a transformação digital da educação pública, porém, também trouxe alguns desafios, como as limitações de recursos técnicos e humanos, o que torna difícil a implementação do ensino remoto, deixando as desigualdades sociais e educacionais mais expostas do que nunca.


Texto completo:

PDF

Referências


ASH, Timothy Gardon. In: TOSTES, Anjuli; FILHO, Hugo Melo (orgs). Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. 1.ed. Bauru: Canal 6, 2020.

BRASIL. Ministério da educação – SEED. Referenciais de Qualidade para Cursos a Distância. 2007. Disponível em:

Acesso em: 18 set. 2020.

CAMARÃO, Felipe. Educação no Maranhão pós-pandemia. Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed (on-line). 2020. Disponível em: Acesso em: 18 set. 2020.

CECÍLIO, Camila. Abandono e evasão escolar: aluno deixa a escola ou a escola se distancia da realidade do aluno? Nova Escola (on-line). Disponível em: Acesso em 23 set. 2020.

HERRERA, Leandro. A pandemia do coronavírus pode mudar para sempre a educação. Revista Negócios (on-line). abr. 2020. Disponível em: Acesso em: 05 set. 2020.

IPM. Instituto Paulo Montenegro. Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (on-line). 2007. Disponível em: Acesso em: 18 set. 2020.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. 4.ed.

Campinas: Papirus, 2007.

OTONI, Pedro. Presente e futuro – sete apontamentos. In: TOSTES, Anjuli; FILHO, Hugo Melo (orgs). Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. 1.ed. Bauru: Canal 6, 2020.

SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4.ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Vírus: tudo o que é sólido desmancha no ar. In: TOSTES, Anjuli; FILHO, Hugo Melo (orgs). Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. 1.ed. Bauru: Canal 6, 2020.

SANTOS, M. Por uma outra Globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2013.

SOUZA, S. O. O professor de sala de aula: as mazelas de uma profissão. Revista Científica Eletrônica de Ciências Sociais da Eduvale, v. 4, nº 6, p. 1-9, 2011. Disponível em: Acesso em: 05 set. 2020.

VILELA, Renata. 30% dos brasileiros não têm acesso à internet. Reconta aí. nov. 2019. Disponível em: https://recontaai.com.br/2019/11/19/internet-30-dos-brasileiros-nao-tem-acesso/ Acesso em: 20 ago. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.