PARADIGMAS DE ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ANOS INICIAIS DO EF EM DEBATE

Sheila Fabiana de Pontes Casado

Resumo


Este artigo se propõe a discutir os desafios enfrentados pelos professores das turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental (EF) do município de Damião -PB em tempos de pandemia. Especificamente, apresenta como os professores investigados compreendem, lidam e têm enfrentado o processo de formação dos alunos nos anos iniciais do EF. Para tanto, descreve as ferramentas tecnológicas empregadas e sua finalidade, como vem sendo feita a democratização do acesso ao saber no contexto social atendido bem como, as estratégias desenvolvidas, em parceria com a família, em tempos de novos paradigmas para o atendimento educacional. Os dados apontaram que os investigados têm se desdobrado para atender ao padrão de qualidade do ensino, respeitando as desigualdades de acesso as mídias digitais e que nunca foi tão atual o termo mediador.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. Lei no 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

DEMO, P. Metodologia cientifica para cursos superiores. 1. ed. São Paulo: Atlas. 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, A. C. Como delinear um estudo de caso? In: GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. cap. 12.

HARASIM, L. (et al.). Redes de aprendizagem: um guia para ensino e aprendizagem on-line. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.

KENSKI, V. M.. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus. 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo, Cortez, 2006. Disponível em: file:///C:/Users/sheil/Dropbox/LIVROS/Didatica-Libaneo.pdf.

LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MENDES, M. A.; FIALHO, F. A. P. Experimentação Tecnológica Prática a Distância. In: Congresso Internacional de Educação a Distância, 12., 2005. Florianópolis. Atas do XII Congresso Internacional de Educação a Distância. Florianópolis: ABED, 2005. Disponível em: Acesso em: 05 de setembro de 2020.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia para o professor pesquisador. 2.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2008.

PETERS, Otto. Didática do ensino a distância. São Leopoldo: Unisinos, 2001.

PRETI, Oreste. Educação a distância: uma prática educativa mediadora e mediatizada. Educação a Distância: inícios e indícios de um percurso. NEAD/IE/UFMT. Cuiabá: UFMT, 1996.

RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

SANT’ANNA, I. M.; SANT’ANNA, V. M. Recursos educacionais para o ensino: quando e por quê? São Paulo: Vozes, 2004.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.