PODCAST COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO REMOTO

Saulo Rodrigues Carvalho

Resumo


Este artigo discute as possibilidades de ensino remoto a partir do uso do podcast. Com base no trabalho de monitoria discente, desenvolvido durante a pandemia do COVID 19, ressalta-se as qualidades pedagógicas desta ferramenta de comunicação, observando o seu emprego em disciplinas com densa abordagem teórica. Apresenta um histórico da origem e finalidade do podcast enquanto aplicativo de comunicação virtual e retrata suas peculiaridades educativas. Por fim, aponta as vantagens do seu uso educacional destacando seu papel no desenvolvimento da imaginação e da memória para o aprendizado.


Texto completo:

PDF

Referências


ABPOD. Associação Brasileira de Podcasters. Podpesquisa 2019-2020. Disponível em: http://abpod.com.br/wp-content/uploads/2020/03/Podpesquisa-ouvintes-2019.pdf. Acesso em: 25 set. 2020.

BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro. As concepções educacionais de Martinho Lutero. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.33, n.1, p. 163-183, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v33n1/a11v33n1.pdf. Acesso em: 19 mai. 2020.

BARRETO, R. G. Tecnologia e educação: trabalho e formação docente. Revista Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1181-1201, Set./Dez. 2004. Disponível em: . Acesso em: 27 de Agosto de 2017.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. PODCAST: breve história de uma nova tecnologia educacional. Educação em Revista, Marília, v. 18, n. 2, p. 55-71, 6 nov. 2017. Faculdade de Filosofia e Ciências. Disponível em: http://dx.doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n2.05.p55. Acesso em: 27 set. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARCIA, Ronaldo Aurélio Gimenes. A didática magna: uma obra precursora da pedagogia moderna. Universidade Federal da Fronteira Sul. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 60, p. 313-323, dez. 2014. ISSN: 1676-2584. Disponível em: https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640563. Acesso em: 28 mai. 2020.

GONÇALVES JUNIOR, Ernando Brito. Curso Podcast. Projeto: Ideias para uma educação on-line. Portal Licon - Nead Unicentro. Disponível em: https://licon.unicentro.br/course/view.php?id=160. Acesso em: 03 jun. 2020.

JESUS, Wagner Brito de. Podcast e educação: um estudo de caso. 2014. 56 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2020.

LURIA. Alexander Romanovich, Curso de psicologia: atenção e memória. Vol. III. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

MOURA, Adelina Maria Carreiro. CARVALHO, Ana Amélia Amorim. Podcast: uma ferramenta para usar dentro e fora da sala de aula. 2006. Disponível em: http://www.inf.ufpr.br/alexd/ARTIGOS_MOBILIDADE/Moura_Carvalho_2006_resumido.pdf. Acesso em: 02 out. 2020.

SANTOS, Marcos Pereira dos. A pedagogia filosófica do movimento iluminista no século XVIII e suas repercussões na educação escolar contemporânea: uma abordagem histórica. Imagens da Educação, v. 3, n. 2, p. 1-13, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i2.19881. Acesso em: 04 jul. 2020.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE. Instrução normativa nº 1-PROEN/UNICENTRO, de 17 de abril de 2020. Instrui sobre os procedimentos a serem adotados para a realização de atividades não presenciais em cursos de graduação presenciais da Unicentro, enquanto perdurarem as medidas de distanciamento social devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus – COVID-19. Disponível em: https://www3.unicentro.br/proen/wp-content/uploads/sites/41/2020/04/IN_1-2020-PROEN_COVID-19.pdf. Acesso em: 30 jul. 2020.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE. Resolução Nº 91-CEPE/UNICENTRO, de 28 de DEZEMBRO de 2011. Aprova o Regulamento do Programa de Monitoria Discente da UNICENTRO. Disponível em: https://sgu.unicentro.br/pcatooficiais/imprimir/23E762E2. Acesso em: 31 jul. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.