O POTENCIAL DOS MOOCS NA EDUCAÇÃO ABERTA ENTREVISTA COM ILKA MÁRCIA RIBEIRO DE SOUZA SERRA

Scheyla Joanne Horst

Resumo


A professora Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra coordena desde 2013 o UEMAnet, que é o Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão). Ela é doutora em Fitopatologia e professora de Microbiologia do Departamento de Biologia da UEMA. A sua atuação como pesquisadora na área da Educação a Distância e na gestão de cursos intermediados por tecnologias é destacada, sendo que a docente também é a editora-chefe da Revista TICs & EaD em Foco, além de possuir uma série de artigos e livros publicados nos últimos anos. Nesta edição da Revista Aproximação, a conversa com ela é sobre os MOOCs (sigla para Massive On-Line Open Courses, no português Cursos On-line Abertos e Massivos), tendo em vista a relevância nacional e internacional da plataforma Eskada, que tem mais de 600 mil inscritos e que é administrada pelo UEMAnet. A atenção do diálogo está no potencial desse tipo de curso para a educação.

Texto completo:

PDF

Referências


CASTELLS, M. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os Negócios e a Sociedade.

Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

MAZZILLI, S. Ensino, pesquisa e extensão: reconfiguração da universidade brasileira em tempos

de redemocratização do Estado. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-

-Periódico científico editado pela ANPAE, v. 27, n. 2, 2011.

MILL, D. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na educação a distância. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. (Org.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCar, 2010. p. 23-40.

MOTA, R. e SCOTT, D. Educando para inovação e aprendizagem independente. 1. ed. - Rio

de Janeiro: Elsevier, 2014.

Schlemmer. E. A PANDEMIA PROPORCIONOU VÁRIOS APRENDIZADOS. TICs & EaD em

Foco. São Luís, v. 7, n. 1, jan./jul. 2021


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.