A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, A TECNOLOGIA ASSISTIVA E A INCLUSÃO: MATERIAL DIDÁTICO COM RECURSOS DE COR, CONTRASTE E FONTES PARA ESTUDANTES COM VISÃO SUBNORMAL

Carlos Vinicius Maluly

Resumo


DISTANCE EDUCATION, ASSISTIVE TECHNOLOGY AND INCLUSION: TEACHING MATERIAL WITH COLOR, CONTRAST AND FONTS RESOURCES FOR STUDENTS WITH SUBNORMAL VIEW

O presente resumo expandido tem por objetivo pesquisar os conceitos da Educação à Distância (EaD) sob a perspectiva da Educação Inclusiva no contexto das possibilidades da Tecnologia Assistiva (TA) com enfoque na dimensão do usuário, para propor tratamentos, providencias e técnicas para atender às necessidades específicas com a proposta da análise dos materiais didáticos na EaD, no sentido da concepção de materiais, com design, cor, contraste e fontes adequados ou adaptados para a autonomia dos estudantes com visão subnormal (VSN) ou baixa visão. Desse modo, os estudantes com VSN precisam de condições especiais no tocante ao acesso aos ambientes virtuais nas instituições nos ambientes de EaD. A metodologia utilizada é uma revisão da literatura concentrando-se em artigos científicos e livros com relevância para a temática e objetivo da pesquisa. A pesquisa bibliográfica analisa produções científicas na área da Educação Inclusiva e da TA. A proposta da pesquisa documental concentra-se nas legislações através de fontes primárias em documentos nos arquivos digitais do Diário Oficial da União e do Ministério da Educação, para a compreensão no Decreto nº. 5.296, Decreto nº. 5.626, Decreto nº. 7.611, Lei nº. 13.146, além da discussão sobre os desdobramentos e alcances da proposta de do “art. 75” complementado a suas diretrizes, os objetivos ao definir os eixos específicos do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva com o Decreto nº. 10.645.

Palavras-chave: educação à distância, educação inclusiva, tecnologia assistiva, visão subnormal, baixa visão.


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