OS PROFESSORES NECESSITAM DE FORMAÇÃO PARA ALÉM DA INSTRUMENTALIZAÇÃO

Scheyla Joanne Horst, Wanda Terezinha Pacheco dos Santos

Resumo


TEACHERS NEED TRAINING BEYOND INSTRUMENTALIZATION

Licenciada em Geografia e docente da área na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Wanda Terezinha Pacheco dos Santos direcionou as suas investigações para a formação de professores, realizando Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com esse foco.

Depois de outras experiências com o enfoque no desenvolvimento de profissionais, liderou a criação do programa Entredocentes, que atende tanto Guarapuava (campi Santa Cruz e Cedeteg) quanto o campus de Irati da Unicentro – universidade que sedia a Revista Aproximação. Ela o coordena há seis anos, desde o começo das ações.
As iniciativas, em geral, são pensadas para os professores em início de carreira, que se encontram em estágio probatório, mas também são abertos e alcançam todos os docentes interessados, já que o processo é contínuo no decorrer da carreira.
Detentora de uma trajetória de quase duas décadas engajada na área, a professora Dra. Wanda é apaixonada pela temática e, nesta entrevista à Revista Aproximação, compartilha memórias e também reflete sobre o contexto e os desafios da docência universitária, sobretudo em virtude da pandemia.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Revista Aproximação ISSN 2675-228X de Nead Unicentro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.